O Impacto Transformador da IA: O Que Esperar para 2025

Não é surpresa que a inteligência artificial não é mais novidade. A IA já está presente na vida de muitas pessoas e de muitas empresas que descobriram como utilizar esse marco tecnológico a seu favor. Não é como se a IA tivesse surgido ontem… um artigo de Alan Turing em 1950 já flertava com a ideia de máquinas “se passando por seres humanos”. Acontece que de lá para cá muita coisa evoluiu para que chegássemos onde estamos hoje.

Nós sabemos que a tecnologia já faz parte da nossa rotina, quando pedimos um iFood, quando checamos a conta bancária por um aplicativo, quando maratonamos uma série que está no Hype… a inteligência artificial é apenas mais um aspecto que estará cada vez mais presente no nosso dia a dia. A diferença é que ela tem o poder de impulsionar diversos aspectos da nossa vida de maneira exponencial.

Algo que levaria meses hoje em dia pode se resolver em questões de horas ou até mesmo minutos com a utilização de uma boa IA. Por isso é importante pesarmos em como a inteligência artificial estará mais na frente para acompanhar cada tendência e sempre tirar o melhor proveito dessa ferramenta. Para ser mais assertivo, vamos imaginar um cenário mais próximo, como 2025.

Esta integração tornará o processo de tomada de decisão mais rápido e eficiente, reduzirá erros e garantirá que as empresas sejam capazes de responder a tempo às mudanças do mercado. Conforme o World Economic Forum, “Novos agentes de IA podem aprender e se adaptar de forma rápida e colaborativa para realizar tarefas complexas

Além disso, veremos um grande aumento no uso da IA ​​em tarefas repetitivas e operacionais, permitindo que as equipes humanas se concentrem no planejamento estratégico e no trabalho criativo. Por exemplo, assistentes virtuais e chatbots, que têm sido amplamente utilizados, estão a tornar-se mais inteligentes, capazes de lidar com conversas complexas, compreender o contexto e prever as necessidades dos clientes antes de falarem. O resultado é maior satisfação do cliente e melhor gestão da empresa.

Um dos grandes setores que será modificado é o MARKETING DIGITAL. Com a inteligência artificial ganhando cada vez mais forma, as campanhas de marketing digital podem focar na personalização e individualização de cada conteúdo, dessa forma, sendo mais assertiva. A jornada do cliente poderá acontecer de forma única, sendo uma experiência individual. As AI’s de Persona Builder são um exemplo de como segmentar um público e criar estratégia especificar utilizando o poder generativo da inteligência artificial.

Até 2025, a IA deverá permitir relatórios próprios em tempo real. Isto será feito utilizando técnicas de aprendizagem profunda que analisarão muitos dados para compreender melhor o comportamento, preferências e opiniões do cliente. As marcas poderão atualizar instantaneamente suas mensagens à medida que os clientes interagem com a marca em diferentes plataformas, o que pode aumentar as taxas de conversão. Tecnologias como a IA de inteligência emocional, que pode detectar as emoções das pessoas a partir de suas expressões faciais, tom de voz e até batimentos cardíacos, serão usadas, atreladas a gadgets, para personalização e colaboração.

Outra área a ser revolucionada pela inteligência é a saúde, em específico a medicina. Em julho desse ano, o Conselho Federal de Medicina iniciou uma pesquisa sobre IA. O objetivo desse estudo é identificar quais mecanismos podem trazer mais resultados para profissionais. No caso da medicina, a aplicação da IA pode se estender por vários leques de atuação, como: precisão nos resultados, armazenamento de dados, robótica cirúrgica e várias outras. Além disso, a medicina preditiva, que utiliza IA para prever o desenvolvimento de doenças e sugerir intervenções preventivas, se tornará cada vez mais comum. Isso permitirá um cuidado mais personalizado, adaptado ao perfil genético e comportamental de cada paciente, e possivelmente reduzirá custos com saúde a longo prazo.

Não é precoce imaginar que em 2025 o cenário da IA bem estabelecido em diferentes setores. Uma projeção da Gartner afirma que 55% das organizações em todo o mundo estarão em um estágio “estável” de maturidade em IA. Isso implica em uma atualização de diversos processos e inovações em modelos de negócio. Outro fato relevante é que, a IA será essencial na transformação de cidades inteligentes. Para a Bable, acelerador de inovação do setor público, “A IA oferece novas ferramentas e métodos para analisar, modelar e simular sistemas urbanos complexos, tendo assim o potencial de criar cidades inteligentes mais sustentáveis, resilientes e habitáveis para os seus cidadãos.”

Com a IA se estabelecendo como uma ferramenta de vital importância para todos os setores, as empresas e sociedades que conseguirem adaptar-se a essas inovações terão uma vantagem sobre o futuro digital e conectado. Em 2025, a questão não será se a IA estará presente, mas sim como ela será usada em todas as áreas da vida humana para melhorar experiências e resultados.

Rolar para cima